*Por Vanderlei de Araújo
Mendes
Quando
falamos em regionalização de um espaço, podemos inicialmente, nos deparar
diante de várias possibilidades, porém, a premissa que deve nortear todas elas,
é que região não é um dado da natureza, mas uma construção intelectual, ou seja,
um expediente (ato) particular conferido ao ser humano. Por conseguinte, regionalizar
é um processo de construir, intelectualmente, regiões. Tal processo pode ser
motivado pelas mais diversas razões, sendo que as mais comuns são: finalidade didática,
estatística, planejamento territorial etc!
É
relevante lembrar, que o conceito de região está historicamente vinculado à ideia
de diferenciação entre áreas, sendo esta primeiramente resultante das diferenças
naturais entre os lugares, e posteriormente da forma desigual de como os
lugares foram sendo apropriados e explorados economicamente. Igualmente
importante, é saber que a “humanização do conceito de região” (iniciada por La
Blache e seus seguidores) se dá ao largo do século XX.
Há
que se destacar que as regiões são frutos da inteligência e racionalidade humana,
e que os homens as constroem no sentido de suprir as suas necessidades. A
principio somente os elementos da natureza (relevo, clima, hidrografia e
vegetação) eram utilizados para se diferenciar uma região de outra, por isso
era chamada de “região natural”. Com o passar do tempo, as características sociais
e econômicas também foram incorporadas ao processo de regionalização, o que
levou a mudança do conceito de “região natural” para “região homogênea”.
São
inúmeras as razões, pelas quais os homens e mulheres são motivados a elaborar a
regionalização de um espaço. Para fins didáticos, tendo como exemplo o Brasil, a
melhor forma de aprendermos ou ensinarmos sobre o mesmo é através da divisão
regional, uma vez que temos um país com dimensões territoriais continentais;
por uma questão de estatística ou contagem da população de cidadãos e de
animais, e principalmente para fins de planejamento territorial, cuja
finalidade foi a razão maior da criação do IBGE- Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística, criado pelo governo federal do Brasil em 1942.
Em
tese, a partir do estudo regional elaborado pelo instituto supracitado, é que o
governo federal elabora seu planejamento de politicas publicas(educação, saúde,
segurança, vias de transportes), no sentido de corrigir as distorções ou
disparidades entre as demais regiões. Distorções estas, que foram resultantes de
implantação de dinâmicas sócioespaciais e econômicas diferentes.
Diante
do exposto, podemos afirmar que regionalização é um processo intelectual
bastante complexo e histórico, que possui várias finalidades, motivado por inúmeras
razões; que as regiões são diferentes fisicamente por conta da imensa extensão
territorial, quando tratamos de Brasil, e socioeconomicamente diferentes porque
tiveram formas de apropriação desiguais, o que implicou na implantação de dinâmicas
socioeconômicas e espaciais diferentes em cada uma das regiões do Brasil.
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