América Latina
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
| ||
Português: América Latina | ||
Línguas oficiais | Espanhol, Português (Brasil), Francês (Haiti e Guiana Francesa) e línguas indígenas. | |
Países | ||
Área - Total | 2º maior1 cerca 21.000.000 km² | |
População - Total (2006) | 3º mais populoso1 548 milhões | |
PIB por Nominal - Total (2006) | 4º maior(depois do Nafta ,UE e Japão1 U$ 2.284.723.000.000 | |
Fuso horário | UTC -2 a -8 | |
Organizações regionais: ALBA, ALCA, ALADI, ALLC, APEC, BID, CAN, Caricom, CEPAL, UNASUL, FLAR, G3, Mercosul, OECA, OECO, PARLATINO, PC, SEL. |
A América Latina compreende todos os países do continente americano que falam espanhol, português ou francês, bem como outros idiomas derivados do latim. Compreende a quase totalidade da América do Sul e Central Continental, as exceções são os países sul-americanos Guiana e Suriname e o centro-americano Belize, que são países germânicos. Também engloba alguns países da América Central Insular (países compostos de ilhas e arquipélagos banhados pelo Mar do Caribe) como Cuba, Haiti e República Dominicana. Da América do Norte, apenas o México é considerado como parte da América Latina.
Os demais países americanos restantes tiveram colonização majoritariamente anglo-saxônica, com exceção de Québec, que é de colonização francesa (portanto, latina) e dos estados do sudoeste dos Estados Unidos, de colonização espanhola, além da Luisiana, que tem colonização francesa.
A América Latina engloba 20 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. Ainda na América Latina existem mais 11 territórios que não são independentes, portanto não podem ser considerados países, mas, ainda assim, latinos.
A expressão América Latina teria sido cunhada pelo imperador francês Napoleão III, que citou a região e a Indochina como áreas de expansão da França na metade do século XIX. Deve-se também observar que na mesma época foi criado o conceito de Europa Latina, que englobaria as regiões de predomínio de línguas românicas. Pesquisas sobre a expressão conduzem a Michel Chevalier, que mencionou o termo América Latina em 1836, durante missão diplomática feita aos Estados Unidos e ao México.
Nos Estados Unidos, o termo não foi usado até o final do século XIX, e só se tornou comum para designar a região ao sul daquele país já no início do século XX.
Ao final da Segunda Guerra Mundial, a criação da CEPAL consolidou o uso da expressão como sinônimo dos países menos desenvolvidos dos continentes americanos, e tem, em conseqüência, um significado mais próximo da economia e dos assuntos sociais. Convém observar que a ONU reconhece a existência de dois continentes: América do Sul, e América do Norte, sendo que esta última se subdivide em Caribe, América Central e América do Norte propriamente dita, englobando México, Estados Unidos e Canadá, além das ilhas de Saint Pierre et Miquelon, Bermudas e a Groenlândia.
- As antigas colônias neerlandesas Suriname, as Antilha Holandesas, e Aruba não são habitualmente consideradas partes da América Latina, embora a segunda língua mais falada seja o Papiamento, linguagem de influência ibérica, falada pela maioria de sua população.
- As vezes, particularmente nos Estados Unidos, o termo América Latina é utilizado para se referir a todos os americanos ao sul dos EUA, incluindo também países como Jamaica, Barbados, Trinidad e Tobago, Guiana e Suriname onde o idioma não-Romance prevalece.
Índice
[esconder]- 1 Etimologia
- 2 Países e dependências
- 2.1 Antígua e Barbuda
- 2.2 Argentina
- 2.3 Bahamas
- 2.4 Barbados
- 2.5 Belize
- 2.6 Bolívia
- 2.7 Brasil
- 2.8 Chile
- 2.9 Colômbia
- 2.10 Costa Rica
- 2.11 Cuba
- 2.12 Equador
- 2.13 Guadalupe
- 2.14 Guatemala
- 2.15 Guiana Francesa
- 2.16 Haiti
- 2.17 Honduras
- 2.18 Martinica
- 2.19 México
- 2.20 Nicarágua
- 2.21 Panamá
- 2.22 Paraguai
- 2.23 Peru
- 2.24 Porto Rico
- 2.25 Uruguai
- 2.26 Venezuela
- 3 População
- 4 Divisão Cultural
- 5 Informação geográfica, demográfica e indicadores econômicos
- 6 Indicadores de pobreza, qualidade de vida, consumo e meio ambiente
- 7 Referências
- 8 Ver também
- 9 Ligações extern
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO Estado Livre Associado de Porto Rico é um arquipélago na parte oriental do Mar das Caraíbas, associado aos Estados Unidos da América. É constituído pela Ilha de Porto Rico e por mais algumas ilhas e ilhotas, entre as quais destacam-se Vieques, Mona e Culebra. Sua capital é a cidade de San Juan.
ResponderExcluirConquistado por Espanha em 1493 e cedido em 1898 aos Estados Unidos. Com o referendo de 14 de Dezembro de 1998, os habitantes de Porto Rico decidiram manter o status de Estado Livre Associado, recusando entre as propostas de se tornar o 51.º estado estadunidense ou a de se tornar independente. Contudo há uma proposta de novo referendo perguntando se há a independência ou a anexação total, já que a população está insatisfeita com o estatuto de livre-associação.
O Brasil é o maior país da América Latina e o quinto no mundo, possuindo 20% da biodiversidade global e a maior parte da Floresta Amazônica. Apesar de ser muito populoso ( 190 milhões de pessoas ), é pouco povoado ( 22 hab. / km2 ), com sua população concentrada no litoral (Oceano Atlântico). Foi colonizado por Portugal e é o único país de língua portuguesa das Américas. Também é o maior país em número de católicos nominais no mundo atual e uma das sociedades mais multirraciais do planeta, formada por descendentes de europeus, indígenas, africanos e asiáticos. Faz parte dos BRICs, ocupando a posição de 8° maior economia mundial e maior economia da América Latina.[4] Encontra-se entre os países com altas taxas de desigualdades econômicas e sociais internas no mundo.
ResponderExcluirAs maiores cidades brasileiras são São Paulo (uma das maiores do mundo) e Rio de Janeiro, seguidas por Salvador, Brasília, Fortaleza e Belo Horizonte, respectivamente.[5]
Hoje, o Brasil participa do Mercosul e vem ampliando sua influência na América Latina.
A América Latina engloba 20 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. Ainda na América Latina existem mais 11 territórios que não são independentes, portanto não podem ser considerados países, mas, ainda assim, latinos.
ResponderExcluirA expressão América Latina teria sido cunhada pelo imperador francês Napoleão III, que citou a região e a Indochina como áreas de expansão da França na metade do século XIX. Deve-se também observar que na mesma época foi criado o conceito de Europa Latina, que englobaria as regiões de predomínio de línguas românicas. Pesquisas sobre a expressão conduzem a Michel Chevalier, que mencionou o termo América Latina em 1836, durante missão diplomática feita aos Estados Unidos e ao México.
Nos Estados Unidos, o termo não foi usado até o final do século XIX, e só se tornou comum para designar a região ao sul daquele país já no início do século XX.
ResponderExcluirAo final da Segunda Guerra Mundial, a criação da CEPAL consolidou o uso da expressão como sinônimo dos países menos desenvolvidos dos continentes americanos, e tem, em conseqüência, um significado mais próximo da economia e dos assuntos sociais. Convém observar que a ONU reconhece a existência de dois continentes: América do Sul, e América do Norte, sendo que esta última se subdivide em Caribe, América Central e América do Norte propriamente dita, englobando México, Estados Unidos e Canadá, além das ilhas de Saint Pierre et Miquelon, Bermudas e a Groenlândia.
Compreende a quase totalidade da América do Sul e Central Continental, as exceções são os países sul-americanos Guiana e Suriname e o centro-americano Belize, que são países germânicos. Também engloba alguns países da América Central Insular (países compostos de ilhas e arquipélagos banhados pelo Mar do Caribe) como Cuba, Haiti e República Dominicana. Da América do Norte, apenas o México é considerado como parte da América Latina.
ResponderExcluireu entende que a améica latina compreende todos os paises do continente americano que falam espãnhol potugues e frances bem como outros idiomas derivados do latim.
ResponderExcluirMuitobem meninos estou gostando do empenho de vocês. Agora vocês precisam ajudar os colegas a postar os comentários deles
ResponderExcluirVanderlei Mendes(Professor)
Muito bem meninos, agora vocês precisam ajudar os colegas a postarem os comentários deles. Vanderlei Mendes
ResponderExcluir